POR QUE PLANEJAR SUA CARREIRA?

Precisamos assumir de vez o protagonismo em relação ao planejamento e à gestão de nossas carreiras. Por quê? Bom, tentarei trazer aqui apenas alguns dos motivos pelos quais entendo que, se você ainda não parou para pensar na sua, deveria fazer isso com certa prioridade:

 

O “FUTURO DO TRABALHO” JÁ ESTÁ AÍ e traz, com ele, uma série de impactos, sobre os quais precisamos ter consciência e ação.

Em um “futuro” onde trocaremos emprego por empregabilidade, é essencial que cada pessoa tenha autoconhecimento o suficiente para traçar seus objetivos, desvincular sua trajetória das organizações e conectar com tudo e com todos que façam sentido dentro do que foi planejado, tendo a oportunidade de trabalhar em diferentes frentes e projetos, usando todo seu repertório e todos os seus talentos. As pessoas precisam, também, começar a viver na prática o conceito de lifelong learning, estando aberto para a aprendizagem contínua, não necessariamente em ambientes formais, com o objetivo de ampliar conhecimentos e, com isso, ampliar as oportunidades de participação em diferentes projetos.

 

AS PESSOAS ESTÃO, CADA VEZ MAIS, EM BUSCA DE SENTIDO naquilo que realizam, e passar por um processo de planejamento de carreira ajuda a entender o que de fato pode trazer esse sentimento de realização, ajudando a traçar os objetivos e desenhar um plano de ação para atingi-los.

 

ATUALMENTE, A IDEIA DE CONSTRUIR CARREIRA EM UMA ÚNICA EMPRESA está totalmente fora da agenda dos profissionais. Aquela sensação de “segurança” de pertencer a uma grande empresa perdeu de vez sua privilegiada posição no ranking do que mais importa, fazendo com que as pessoas repensem seus caminhos mais vezes do que costumavam fazer antigamente.

 

A EXPECTATIVA DE VIDA ESTÁ AUMENTANDO o que faz com que as pessoas tenham a oportunidade de transitar entre carreiras mais vezes ao longo da vida, além do fato de

ganharem, em média, cerca de mais 20 anos de vida produtiva após a aposentadoria, precisando planejar o que vão querer fazer durante esse período.

 

Por último, e não menos importante, SE VOCÊ NÃO SABE PARA ONDE QUER IR qualquer lugar estará bom e, muito em breve, você vai parar e refletir sobre sua trajetória, se perguntando o quanto de fato escolheu ou apenas recebeu cada passo que deu.

 

Novamente, se você nunca considerou passar por um processo de planejamento de carreira, sugiro fortemente que repense. Você precisa ser o protagonista da sua jornada, conduzindo cada passo de maneira mais consciente e estratégica.