Dia desses me pediram para escrever algo aos novos empreendedores.
Não… Empreender não é fácil.
Os desafios são muitos e diários, mas, se eu tivesse que escolher, de forma resumida, algumas dicas iniciais, traria esses 5 pontos para reflexão:
I. CONHEÇA – E DIVULGUE – O SEU PORQUÊ:
As pessoas não compram oque você faz, mas o porquê do que você faz.
De acordo com o conceito do Golden Circle, de Simon Sinek, quando você conhece os motivos pelos quais você faz o que faz, fica muito mais fácil comunicar e inspirar as pessoas.
O produto ou serviço que você oferece é apenas o meio que você encontrou de materializar o seu porquê.
Essa reflexão pode ser muito importante para você alinhar suas entregas à sua causa e engajar mais o seu público-alvo.
Basta responder essas 3 “simples” perguntas, exatamente nessa ordem:
o POR QUÊ? (qual o seu motivo/sua causa/seu propósito?)
o COMO? (estratégia para alcançar objetivos)
o O QUÊ? (concretiza sua entrega)
2. ADOTE UMA MENTALIDADE EMPREENDEDORA:
Empreendedorismo não é simplesmente abrir uma empresa; trata-se de uma atitude.
Aprender com os erros, inovar, arriscar, revisitar e adaptar seus planos às constantes mudanças do ambiente, navegar a incerteza, manter-se em uma posição de aprendizagem contínua… essas são apenas algumas das características importantes para que você e seu negócio cresçam de maneira sustentável.
Faça uma análise sobre como andam suas competências empreendedoras e desenhe um plano para o seu desenvolvimento contínuo!
3. IDENTIFIQUE E GERENCIE A SUA MARCA PESSOAL:
Em um mercado cada vez mais competitivo, você precisará saber como se diferenciar.
Identificar e gerenciar a sua MARCA PESSOAL pode ser uma excelente estratégia de diferenciação!
As pessoas querem saber quem é a “marca por trás da marca”, ou seja, quem está por trás daquele produto ou serviço.
Ter clareza sobre suas forças, seus diferenciais e sobre a sua proposta única de valor, te ajudará a se posicionar de forma a passar essa clareza também para o seu público-alvo!
Dessa forma, você ajuda a evidenciar porque deveriam escolher você ao invés do seu concorrente.
Uma marca pessoal sólida e bem gerenciada vai te ajudar a construir cada vez mais autoridade e virar referência em sua área de atuação!
4. NÃO SE ESQUEÇA DO PODER DO NETWORKING:
Construir e alimentar uma rede de relacionamentos pode ser fundamental para o crescimento do seu negócio. Por mais que o trabalho queira engolir sua rotina, você precisa reservar um tempinho para promover trocas e fazer novas conexões.
5. EQUILÍBRIO EMOCIONAL:
Pressões do mercado e da concorrência; cuidar de temas e assuntos que você nunca precisou cuidar, lidar com clientes, sócios, investidores… não, empreender não é fácil. E é exatamente por esse motivo que você não poderá se esquecer de cuidar de você, mantendo uma rotina que propicie um equilíbrio saudável, te fortaleça e que traga a clareza necessária para te ajudar a tomar as melhores decisões.
Boa sorte!