5 TENDÊNCIAS PARA O FUTURO DO TRABALHO

Tema de vários estudos e discussões, o chamado “futuro do trabalho” foi bastante acelerado pela pandemia. De um dia para o outro, aquilo que era tendência virou realidade, fazendo com que profissionais e empresas tivessem que se adaptar rapidamente.

A realidade foi mais rápida que o debate, as previsões foram revistas e hoje podemos falar sobre algumas novas tendências:

 

DE HOME OFFICE PARA ANYWHERE OFFICE

A tendência do home office virou uma necessidade forçada para todos nós. Dada a urgência, é claro que o que passamos a fazer não foi exatamente o home office progressivo e estruturado que prevíamos, mas, de uma forma ou de outra, todos nós aprendemos que é sim possível trabalhar sem sair de casa.

A tendência veio para ficar, mas deverá evoluir para o anywhere office, que permite que os profissionais trabalhem a qualquer momento, de qualquer lugar, trazendo maior flexibilidade para os profissionais, mas também maiores desafios de gestão e autogestão.

 

EXPATRIADOS DIGITAIS

Ainda como evolução do home office e do anywhere office, descobrimos que podemos trabalhar para qualquer empresa do mundo, sem sair de casa, e a mão de obra brasileira entrou no radar das empresas estrangeiras. Tudo isso diminui as fronteiras de atuação e aumenta nossas possibilidades, mas também deixa o mercado muito mais competitivo, evidenciando a necessidade de que você se diferencie e construa cada vez mais relevância em sua área de atuação.

 

CRESCIMENTO DA ECONOMIA GIG

A economia GIG, ou GIG Economy, traz o crescimento do trabalho informal, por projetos, ou “bico”, como muitos costumam dizer. É uma economia onde profissionais poderão trabalhar cada vez menos vinculados a empresas. Costumamos dizer que é uma economia com menos empregos (formais) e mais empregabilidade (maiores oportunidade de atuação). Nesse cenário, conseguir se enxergar e se trabalhar como MARCA, será fundamental para ampliar suas possibilidades de atuação, tornando-o referência no que faz.

 

PROFISSIONAL SLASH

Carreira slash ou profissional slash são conceitos que vêm sendo aplicados a profissionais que exercem várias atividades simultaneamente, operando de maneira híbrida e atuando com múltiplas carreiras (falei sobre o tema em artigo anterior)

Se antes o seu currículo determinava a sua vida profissional, hoje sua carreira pode ser múltipla e não necessariamente estar ligada à sua formação. É a chance do profissional construir um verdadeiro “portfólio de carreiras”, podendo montar uma “carteira” que se complemente em relação a retorno financeiro, preferências e paixões, e que aumente sua realização pessoal e profissional. Você pode sim ser Gerente de Marketing/Chefe de Cozinha/Professor de Yoga.

 

DEMANDA POR NOVAS HABILIDADES

Cada vez mais serão as habilidades humanas/comportamentais que farão a diferença entre os profissionais. E além das competências técnicas (hard skills) e das competências comportamentais (soft skills), existem, também, algumas competências humanas necessárias para a nova era. Conhecidas como real skills, essential skills ou core skills, essas competências são essenciais para navegar essa nova realidade. Alguns exemplos: pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade, análise de dados, gestão remota de equipes, dentre outras.

Como podem ver, o mundo está passando por muitas transformações, impactando diretamente empresas e profissionais de todas as áreas. E quanto mais rápido você for em entender e se adaptar a esse novo cenário, maior será a sua relevância no mercado de trabalho.