DESCONTENTE NO TRABALHO? FAÇA TUDO QUE ESTIVER AO SEU ALCANCE!

Estar descontente no trabalho não significa, necessariamente, que você precisa mudar de emprego. Aliás, antes de tomar uma decisão como essa, existem muitas coisas a se fazer!

A primeira delas é entender o motivo do descontentamento.

Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas se sentem infelizes, mas não param pra pensar no quê, exatamente, está causando tal sentimento.

Se você não souber qual o problema, não poderá solucioná-lo.

Além disso, de acordo com estudos sobre resiliência, em momentos onde nos sentimos desanimados nós temos a grande tendência de generalizar o problema, ou seja, acabamos achando que está tudo ruim, ainda que apenas alguns motivos realmente estejam nos abalando.

Quando você consegue deixar a emoção um pouco de lado e racionalizar sobre o momento, fica muito mais fácil identificar exatamente qual o real problema, ajudando a canalizar energia e esforço para o que realmente importa.

Aqui algumas dicas bastante importantes para você:

 

  1. Busque maior clareza sobre o seu momento: tente listar tudo que vem te desagradando. É muito importante conseguir ter essa visão para poder entender quais pontos estão dentro do seu círculo de influência, ou seja, pontos nos quais você pode atuar, e quais você tem pouco ou nenhum controle – e seria perda de tempo ficar lutando contra eles;

 

  1. Liste as coisas que estão indo bem: conseguir enxergar, em meio ao “caos”, a parte cheia do copo, ajuda a aliviar um pouco o peso do momento e se reenergizar para enfrentar o que deve ser enfrentado;

 

  1. Reflita sobre as suas principais fontes de satisfação: liste o que você gosta, o que é muito importante pra você, os seus pontos “inegociáveis”, o que te motiva e engaja no trabalho. Essas respostas são fundamentais para que você identifique o que precisa buscar e tenha um norte a seguir;

 

Feito esse mapeamento inicial, é hora de olhar ao redor e identificar, ainda dentro da própria empresa onde você atua, que possíveis movimentos podem ser feitos para que você encontre o que procura. Uma transferência para alguma outra área? Preparar-se para algum outro cargo? Responder para um novo líder?

Converse com seu gestor, converse com pessoas de outras áreas, entenda mais sobre novos possíveis papéis… experimente!

“Às vezes você não precisa de um novo caminho, mas de uma nova forma de caminhar” (Bert Hellinger)

Muitas vezes você vai descobrir que o “lugar ideal” para você não existe, ou seja, nenhuma área ou posição trará exatamente tudo aquilo que você está buscando.

Por esse motivo, é fundamental que você avalie, também, o que você pode fazer para ressignificar o seu momento; o que pode ser feito dentro da sua própria área e posição atual.

Que tipo de movimento pode ser feito para incluir na sua rotina o que é importante para você? Como experimentar mais momentos de satisfação? Novas conexões? Projetos maiores dentro da empresa com diferentes áreas? Iniciar alguma nova frente ou forma de atuar?

Explore todas as possibilidades!

Se, feito todo esse caminho, você entender que realmente sua fonte de satisfação será encontrada somente em outro lugar, aí sim você poderá tomar sua decisão, mas com a consciência de que fez tudo o que estava ao seu alcance (e, de quebra, se conhecendo um pouquinho melhor!)