DEZ LIVROS PARA TURBINAR SEU CONHECIMENTO E FORTALECER SUAS SOFT SKILLS

Segundo uma pesquisa realizada por estudantes da Universidade de Sussex no Reino Unido, ler um pouco durante o dia pode diminuir em até 68% o nível de estresse. De acordo com o estudo, a leitura é mais eficaz na diminuição do estresse do que tomar uma xícara de chá, passear e até mesmo ouvir música.

 

Enquanto a recomendação de isolamento social por conta do surto de COVID-19 continua, muitas pessoas estão em busca de entretenimento e a leitura pode ser uma das melhores opções disponíveis, pois, além de ajudar a tirar um pouco o foco dos problemas, contribui para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Criar o hábito da leitura, além de te manter informado e ampliar o seu repertório, te ajuda a desenvolver sua capacidade de comunicação, incrementar seu vocabulário, turbinar sua cognição e a te colocar em um estado de aprendizagem constante.

 

Gosta da ideia, mas não sabe por onde começar?

 

Bom, o momento pede mais do que conhecimento técnico.

É hora de focar no desenvolvimento das chamadas Soft Skills, que são competências comportamentais e relacionais, imprescindíveis para os profissionais navegarem no mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) em que vivemos.

 

Selecionei 10 títulos que trarão inspirações, boas reflexões e muito aprendizado:

 

1) 6 COMPETÊNCIAS PARA SURFAR NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL (ANDREA IORIO)

Falar de transformação digital é falar de pessoas, e nesse livro Andrea fala sobre a Revolução 4.0, período de mudanças dominado pela tecnologia, onde não existem mais barreiras separando o mundo digital do mundo real. O livro reforça a importância de se manter em constante aprendizado e de estar aberto para mudar a própria ideia e pensar diferente. Explora, ainda, as 6 competências essenciais para navegar neste momento: Flexibilidade Cognitiva, Execução Inovadora, Especialista e Comportamento Humano, Pensamento Crítico, Crescimento Sustentável e Altruísmo Digital.

 

2) PLANO B (SHERYL SANDBERG E ADAM GRANT)

Escrito por Sheryl Sandberg (COO Facebook) e Adam Grant (Psicólogo, autor de Originals), relata a terrível experiência de Sheryl ter encontrado seu marido morto e conta sua jornada para se manter firme, trabalhando sua resiliência. Dentre outras descobertas, Sheryl passou a entender que a resiliência é uma competência que pode ser desenvolvida e que, conhecer e trabalhar o chamado “3Ps”: personalização, permeabilidade e permanência, pode ajudar muito.

 

Segundo os autores, tanto adultos, quanto crianças podem fortalecer sua resiliência e se recuperar muito mais rápido ao entenderem que acontecimentos negativos não são pessoais, não afetam todas as vertentes de sua vida, e que não serão permanentes, ou seja, vai passar!

 

3) DARE TO LEAD (BRENÉ BROWN)

Nesse livro, Brené fala sobre a liderança baseada na coragem: coragem de arriscar, coragem de ter conversas difíceis e de se mostrar vulnerável quando necessário, inclusive sobre não ter todas as respostas, enfatizando que vulnerabilidade não tem absolutamente nada a ver com fraqueza e que o medo acaba minando nossa criatividade e autenticidade. Independente se você ocupa ou não uma posição de liderança, os ensinamentos desse livro provocam uma boa mudança de modelo mental.

 

4) COMECE PELO PORQUÊ (SIMON SINEK)

Simon traz a teoria do Golden Circle, enfatizando que o mais importante não é o que você faz, mas sim o porquê  você faz. Ao colocarmos o foco no nosso porquê, nos mantemos conectados à nossa razão de ser e àquilo que nos motivou a dar o primeiro passo, o que é imprescindível para momentos de tomada de decisão, para criarmos nossa narrativa, nos conectarmos com nosso público e para mantermos nossa motivação, independentemente dos percalços do caminho.

Além disso, a reflexão é importante, também, no sentido de revisitar as três instâncias do seu círculo (porquê – como – o que) à luz do novo contexto que se apresenta.

 

5) MINDSET – A NOVA PSICOLOGIA DO SUCESSO (CAROL DWECK)

A autora, professora doutora de Psicologia da Universidade Stanford, revela como o sucesso pode ser alcançado, tanto na vida pessoal como profissional, pelo simples fato de abandonarmos uma atitude mental fixa, onde não consideramos que estamos em constante evolução e temos muitas dificuldades em lidar com nossos erros, e adotarmos uma atitude mental progressiva, onde nos abrimos para o aprendizado, valorizamos a experiência e o esforço, e buscamos aprender, inclusive, com nossos erros.

O livro proporciona, ainda, uma excelente reflexão sobre a forma como lidamos com nossos erros.

 

6) NA RAÇA (MARIA LUÍZA FILGUEIRAS)

O livro narra a história de Guilherme Benchimol e toda sua trajetória até a criação da XP Investimentos.  Interessante leitura, vem nos lembrar que, na maioria das vezes, quando vemos o sucesso de alguém, pensamos que foi fácil, rápido, que tiveram sorte ou que nasceram prontas, mas esquecemos de ver que o sucesso é uma sucessão de desafios que vão sendo vencidos pelo caminho.

 

7) STORYTELLING (CARMINE GALLO)

O livro aborda a importância do storytelling como forma de conectar com seu público-alvo, trazendo cases que vão de Steve Jobs à Papa Francisco, e demonstrando que sua narrativa pode adotar diferentes formas: inspirar, educar, motivar…

 

8) 21 LIÇÕES PARA O SÉCULO 21 (YUVAL NOAH HARARI)

Yuval Noah, professor de História e autor israelense, vem fazendo bastante sucesso em todas as suas publicações (Sapiens: Uma breve história da humanidade e também de Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã). Neste último lançamento, o autor aborda grandes temas atuais, trazendo questionamentos e fazendo importantes reflexões sobre as constantes mudanças e os desafios futuros. O autor fala, também, sobre o desafio de manter o foco no coletivo x individual.

 

9) FORA DE SÉRIE – OUTLIERS (MALCOM GLADWELL)

O que faz com que uma pessoa seja considerada “fora de série”? O que faz com que alguns se destaquem e atinjam o sucesso mais rapidamente que os demais? Qual a lógica das personalidades consideradas “brilhantes”? O autor traz a história de algumas celebridades, reforçando que o resultado positivo vem de uma rede de vantagens que essas pessoas possuem, mas que a prática e o esforço em busca da excelência também são muito importantes e podem ser definitivos para o sucesso.

 

10) O PODER DO SENTIDO (EMILY ESFAHANI SMITH)

Emily traz uma importante reflexão sobre a atual busca incessante pela felicidade, nos encorajando a colocar o foco na forma como vivemos e no sentido que damos à nossa vida. Traz uma nova perspectiva de felicidade à medida que explora caminhos para ter uma vida mais plena, como, por exemplo, a importância de se ter um propósito, de se sentir pertencente a um grupo, de transcender e de construir sua história de uma forma mais positiva e generosa.