TRANSIÇÃO DE CARREIRA: POR ONDE COMEÇAR?

Profissionais de todas as áreas têm repensado suas trajetórias com uma frequência cada vez maior e alterado suas rotas de maneira proativa, assumindo suas próprias escolhas.

O interesse em olhar além e buscar novas alternativas pode surgir por diferentes motivos. Na grande maioria das vezes a decisão é consequência da infelicidade no trabalho. Uma das pesquisas realizadas pela Survey Monkey demonstrou que cerca de 90% dos brasileiros estão infelizes no trabalho (isso mesmo: 9 em cada 10 profissionais estão insatisfeitos), seja pela natureza da atividade, cultura da empresa, baixa perspectiva de crescimento, salário ou impacto da liderança.

Outro motivo bastante comum seria a busca de sentido. Estamos na era do propósito, e grande parte dos profissionais já entendeu que satisfação e motivação pessoal e profissional estão diretamente ligadas à conexão com algo muito maior do que cargo, salário ou estabilidade, passando a buscar atividades que, acima de tudo, os ajudem a se sentirem mais completos.

O aumento da expectativa de vida também precisa ser considerado, pois ter um maior tempo de vida produtiva faz com que muitos profissionais, por necessidade ou realização, façam um maior número de transições de carreira ao longo da vida. Muitos deles aproveitam esse momento para fazerem a opção que gostariam de ter feito lá atrás, ou simplesmente alguma atividade considerada mais prazerosa para essa fase da vida.

Mudanças no mercado, como a que estamos vivendo nesse momento, também contribuem para que algumas pessoas precisem – ou decidam – realizar uma transição, seja porque sua função atual deixa de existir, ou por enxergarem novas oportunidades de negócio.

Não poderia deixar de mencionar a economia GIG e a tendência de se trabalhar por projetos, sem vínculo empregatício, facilitando com que o profissional possa atuar em diferentes ambientes, gerando valor em diferentes frentes de trabalho para as quais ele tenha competência. Nesse caso, podemos encontrar tanto profissionais em transição de carreira quanto atuando em carreiras múltiplas, tendo a oportunidade de conectar diferentes interesses e habilidades à diferentes oportunidades e projetos.

Se você se identifica com algum dos pontos acima, com certeza já pensou em realizar uma transição de carreira e, certamente, já se perguntou por onde poderia começar.

Toda mudança precisa de coragem e de um primeiro passo, mas esse passo precisa ser pensado e bem planejado, de preferência de forma gradual, para que você se sinta mais seguro em relação ao movimento.

Alguns pontos são muito importantes de serem considerados:

CONHEÇA (E USE) SUAS FORÇAS: o autoconhecimento é o ponto de partida para te ajudar a fazer as melhores escolhas e tomar as melhores decisões.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Yale e apresentada no curso “The Science of Well-Being” demonstrou que, conhecer suas maiores forças e diferenciais e poder aplicá-las em sua atividade profissional seria um fator essencial para a autorrealização. Além disso, ter a clareza de que tipo de atividade ou ambiente estão mais conectados com seu propósito e valores facilitam – e muito – com que seu próximo passo te traga maior satisfação.

IDENTIFIQUE (E REDUZA) OS SEUS GAPS: uma vez selecionado o objetivo, é muito importante, também, que você avalie todas as suas oportunidades e corra atrás para desenvolve-las, garantindo que realmente esteja preparado para o novo desafio. Além disso, é muito importante manter-se em uma posição de aprendizado constante, criando uma agenda fixa e formal para aprender.

CONHEÇA (E ESTUDE) O SEU MERCADO: conheça com profundidade o mercado em que pretende atuar. Mapeie o cenário, as tendências, o público-alvo, a concorrência e as oportunidades, e veja o que é necessário fazer para se diferenciar e entregar uma proposta única de valor.

ATIVE (E AMPLIE) SEU NETWORKING: nesse momento é muito importante que você ative e amplie a sua rede de contatos. Aproveite para revisar seu perfil nas redes sociais, especialmente em plataformas profissionais, como o Linkedin, e mantenha-se ativo, interagindo e gerando conteúdo de valor para sua audiência. Além disso, é muito importante que você possa dividir seus objetivos com seus contatos mais próximos, pois muitas vagas são preenchidas através de indicações.

DESENHE (E EXECUTE) UM PLANO DE AÇÃO: um bom plano de ação é essencial para que você concretize suas ideias. Esse plano de ação precisa ser bastante específico e detalhado, com objetivos de curto, médio e longo prazo, e com uma maneira possível de mensurar – e comemorar – cada passo dado.

Por fim, vale dizer que fazer uma transição de carreira não é simples e tal decisão exigirá coragem, foco e disciplina. Mas valerá muito a pena.

Poder fazer suas próprias escolhas, reconhecer seus ganhos ao longo da jornada e, finalmente, poder trabalhar com o que escolheu, fará com que você atue em sua máxima potência e sinta cada vez mais orgulho de sua trajetória.

Boa sorte!