EM BUSCA DE MAIOR RECONHECIMENTO?

Uma das queixas de grande parte dos profissionais que chegam até mim é que não se sentem devidamente reconhecidos em suas empresas, pelo trabalho que realizam.

Geralmente chegam com o feedback que receberam de seus superiores e um grande ponto de interrogação sobre o que fazer para obter maior reconhecimento internamente.

Minha resposta?

Se você quer ser mais reconhecido internamente, seja também reconhecido externamente!

E isso não é dito como forma de “repreensão” à empresa não, mas sim, pensando no famoso ganha-ganha para essa relação.

É claro que, para ser reconhecido, você deve sempre se esforçar e dar o melhor de si, a todo momento, em relação ao que é esperado de você na empresa. Mas você não pode se esquecer que é preciso trabalhar para que sua visibilidade extrapole a empresa em que trabalha, impactando, também, seu mercado de atuação.

 Quando o profissional consegue fortalecer a sua “marca pessoal” para além da empresa onde trabalha, ele e a empresa saem ganhando: o profissional ganha maior relevância, reconhecimento e autoridade, aumentando também a sua empregabilidade. A empresa, por sua vez, além de obter resultados a partir das suas contribuições diárias, passa a partilhar de sua reputação e, por ter você em seu quadro de colaboradores, ganha maior visibilidade e torna-se, ainda, mais atrativa para novos talentos.

Entendeu como funciona?

Então aqui vão algumas dicas pra te ajudar nessa missão:

CONHEÇA E COMUNIQUE SUAS FORÇAS E DIFERENCIAIS: uma marca pessoal forte parte sempre de atributos verdadeiros e que te diferenciam dos demais profissionais de sua área. Você precisa ter total clareza sobre esses pontos e desenhar uma boa estratégia de posicionamento que ajude as pessoas a terem essa clareza também;

AMPLIE SEU ESCOPO INTERNAMENTE: transcender a sua área também é importante para que profissionais de outras áreas da empresa conheçam seu trabalho. Você não pode esquecer que, para ganhar espaço, reconhecimento e promoções internamente, você precisa ser validado pelo maior número de pessoas, e isso só se faz com um bom trabalho, com a contribuição em temas que vão além da sua área e com a construção de relacionamentos baseados em boas trocas. Participar de grupos e projetos multidisciplinares que tenham como objetivo uma entrega de valor para a empresa, ajuda muito!

CONSTRUA SUA REDE DE RELACIONAMENTOS: construir e nutrir uma boa rede de relacionamentos é fundamental para sua marca pessoal. Compartilhe conhecimentos, coloque-se à disposição e contribua para conectar pessoas que tenham os mesmos interesses;

AMPLIE SUA ATUAÇÃO EXTERNAMENTE: Mapeie e selecione quais são as associações, instituições e até grupos informais dentro da sua área. Conecte. Contribua. Faça a diferença.

TRABALHE SUA PRESENÇA ONLINE: atualmente, e mais do que nunca, você precisa usar as mídias sociais a seu favor. Entenda quem é seu público-alvo e em que mídias ele está presente. Escreva artigos, compartilhe notícias e adicione sempre o seu ponto de vista, expressando sua marca e gerando conteúdo de valor para sua audiência.

Para finalizar, lembre-se: fortalecer sua marca e construir uma boa reputação leva tempo, e você precisa ser muito consistente e coerente em relação às suas ações, sempre alinhadas a seu discurso.